terça-feira, 2 de abril de 2013


Texto introdutório para Aula inaugural de Filosofia
O objetivo deste escrito é introduzir, de modo sucinto, duas das principais questões trabalhadas nos primeiros anos de ensino de filosofia; O que é filosofia, e para que seu estudo. Essas questões devem ser desenvolvidas para que o aluno, no âmbito do ensino médio, possa ter maior proximidade e consequentemente possa ter um contato mais aprofundado com essa disciplina curricular.
Fazer com que os alunos compreendam tais questões é um desafio para o professor, visto que é necessário; paciência e perseverança por parte dos discentes. Ao falar de filosofia pressupomos uma unidade, porem essa unidade implica em uma multiplicidade. A filosofia é um conjunto de filosofias, ela é um fazer; o filosofar. Assim podemos dizer que há tantas definições para a filosofia quanto há filósofos.
Com base nessa perspectiva, o grupo PIBID de Filosofia da UNICENTRO, pensou em alguns aspectos fundamentais na apresentação dessa disciplina para os primeiros anos do Ensino Médio. É interessante que estes pontos sejam elucidados nas primeiras aulas, sendo pertinente uma aula inaugural a partir desses.
Etimologia da palavra
 Amor/Amigo da sabedoria. A definição etimológica, junto à contextualização de seu surgimento, serve de base para compreender o sentido da filosofia. Desde a primeira definição dada por Protágoras por volta de V a.c, a filosofia é formada por filósofos que a constituem por meio de obras filosóficas. O filósofo é um pensador que trabalha com ideias, que não é trabalho braçal, mas que pode ser tão cansativo quanto.
Filosofia e Ciência
Um modo bastante claro de apresentar a filosofia e diferenciando-a da ciência. A principal diferença entre filosofia e ciência, é o modo com que elas tratam a realidade. A filosofia tem uma abordagem que tende a totalidade, uma visão de conjunto, ao passo que a ciência privilegia uma busca especializada e instrutiva. (Aqui é pertinente uma comparação das disciplinas cientificas com as filosóficas, assim como a utilização do “chavão” que caracteriza a filosofia como a mãe de todas as ciências).
É importante ressaltar que em ambos os casos o conhecimento produzido por esses métodos é falível e sujeito a erros e descaminhos. Nessa comparação de ciência e filosofia podemos explicitar a utilidade prática do conhecimento filosófico a partir da ciência aplicada, conhecida como tecnologia, podendo assim apresentar problemas éticos e morais.
 Para que a filosofia existe
A filosofia é algo profundamente humano, procura exprimir o Ser do homem, por isso é algo infinito. Pode-se perguntar aos alunos, se a vida é uma viagem, é preferível ter pressa a pra chegar ao destino no fim da viagem? Ou, demorar o máximo possível, podendo assim contemplar a paisagem? A filosofia é parte dessa apreciação da paisagem. Do mesmo modo que exercitar o corpo nos proporciona novas formas e forças nos músculos, a filosofia é uma ginástica mental, que ativa novos neurônios e cria novas sinopses. Além de desenvolver a mente ela proporciona sensibilidade para os problemas cotidianos, assim como senso crítico para conhecimentos diversos. 


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