Texto
introdutório para Aula inaugural de Filosofia
O
objetivo deste escrito é introduzir, de modo sucinto, duas das principais
questões trabalhadas nos primeiros anos de ensino de filosofia; O que é filosofia,
e para que seu estudo. Essas questões devem ser desenvolvidas para que o aluno,
no âmbito do ensino médio, possa ter maior proximidade e consequentemente possa
ter um contato mais aprofundado com essa disciplina curricular.
Fazer
com que os alunos compreendam tais questões é um desafio para o professor,
visto que é necessário; paciência e perseverança por parte dos discentes. Ao
falar de filosofia pressupomos uma unidade, porem essa unidade implica em uma
multiplicidade. A filosofia é um conjunto de filosofias, ela é um fazer; o
filosofar. Assim podemos dizer que há tantas definições para a filosofia quanto
há filósofos.
Com
base nessa perspectiva, o grupo PIBID de Filosofia da UNICENTRO, pensou em
alguns aspectos fundamentais na apresentação dessa disciplina para os primeiros
anos do Ensino Médio. É interessante que estes pontos sejam elucidados nas
primeiras aulas, sendo pertinente uma aula inaugural a partir desses.
Etimologia da palavra
Amor/Amigo da sabedoria. A definição
etimológica, junto à contextualização de seu surgimento, serve de base para
compreender o sentido da filosofia. Desde a primeira definição dada por
Protágoras por volta de V a.c, a filosofia é formada por filósofos que a
constituem por meio de obras filosóficas. O filósofo é um pensador que trabalha
com ideias, que não é trabalho braçal, mas que pode ser tão cansativo quanto.
Filosofia e Ciência
Um
modo bastante claro de apresentar a filosofia e diferenciando-a da ciência. A
principal diferença entre filosofia e ciência, é o modo com que elas tratam a
realidade. A filosofia tem uma abordagem que tende a totalidade, uma visão de
conjunto, ao passo que a ciência privilegia uma busca especializada e
instrutiva. (Aqui é pertinente uma comparação das disciplinas cientificas com
as filosóficas, assim como a utilização do “chavão” que caracteriza a filosofia
como a mãe de todas as ciências).
É
importante ressaltar que em ambos os casos o conhecimento produzido por esses
métodos é falível e sujeito a erros e descaminhos. Nessa comparação de ciência
e filosofia podemos explicitar a utilidade prática do conhecimento filosófico a
partir da ciência aplicada, conhecida como tecnologia, podendo assim apresentar
problemas éticos e morais.
Para que
a filosofia existe
A
filosofia é algo profundamente humano, procura exprimir o Ser do homem, por
isso é algo infinito. Pode-se perguntar aos alunos, se a vida é uma viagem, é
preferível ter pressa a pra chegar ao destino no fim da viagem? Ou, demorar o
máximo possível, podendo assim contemplar a paisagem? A filosofia é parte dessa
apreciação da paisagem. Do mesmo modo que exercitar o corpo nos proporciona
novas formas e forças nos músculos, a filosofia é uma ginástica mental, que ativa
novos neurônios e cria novas sinopses. Além de desenvolver a mente ela
proporciona sensibilidade para os problemas cotidianos, assim como senso crítico
para conhecimentos diversos.
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