Nossos primeiros passos no PIBID tiveram início em Agosto de 2012, de lá para cá muita coisa vem sido pensada e discutida.Mas, nossa primeira dificuldade como bolsistas foi enfrentar a realidade da escola.Não sabíamos como ela funcionava, nem o que um professor realmente fazia na escola.Descobrimos que além da tarefa de ensinar, temos que dispor tempo para as tarefas burocráticas exigidas e principalmente que há a necessidade de conhecer os documentos que regem o ensino de filosofia no estado.Diante destas frustrações, nosso primeiro grupo de estudos foi a discussão das diretrizes curriculares do estado do Paraná, até então desconhecida por nós bolsistas.
Um dos objetivos das diretrizes é estruturas a disciplina de filosofia no Ensino médio com os seguintes conteúdos:
•
Mito e Filosofia;
•
Teoria do Conhecimento;
•
Ética;
•
Filosofia Política;
•
Filosofia da Ciência;
•
Estética.
O que percebemos com o estudo das DCE'S é que ela de certa forma nasceu para suprir talvez, a necessidade de uniformizar o ensino de filosofia nas escolas, não de forma a amarrar o trabalho do professor, mas para que a disciplina tenha um certo ponto de equilíbrio,uma direção.
Leitura Texto completo DCE'S: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/diretrizes/dce_filo.pdf
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